O Que É E Como Funciona O Open Finance?
O Open Finance é uma iniciativa do Banco Central do Brasil (BCB) que possibilita aos clientes de produtos e serviços financeiros o compartilhamento de suas informações com outras instituições, bem como realizar movimentações e contratações, através de diferentes plataformas sem sair do portal que já possui relacionamento, de forma rápida e segura. Neste post vamos te como mostrar como funciona

Utilização do Open Finance e como funciona
Na prática, como funciona o Open Finance dá ao cliente de produtos e serviços financeiros o poder de decidir com quem ele quer dividir suas informações financeiras, tais como histórico de crédito, investimentos, seguros e até dados de câmbio.
Assim os bancos tradicionais ou digitais, fintechs e outras instituições autorizadas pelo BCB, conseguem oferecer produtos e serviços altamente personalizados, com base no perfil de utilização e de risco de cada cliente com maior assertividade e conhecimento. Portanto, isso pode significar, entre muitas outras, taxas de juros mais baixas, limites de crédito mais adequados, investimentos sob medida e a oferta de produtos financeiros mais personalizados para a demanda do cliente.
O sistema funciona por meio de APIs (interfaces de programação), que garantem a troca de dados de forma padronizada e segura. O cliente pode, por exemplo, autorizar um aplicativo de finanças pessoais para acessar suas contas em diferentes bancos e visualizar tudo em um só lugar. Essa visão integrada facilita o planejamento financeiro e a tomada de decisões mais conscientes.
Fomento da concorrência com o Open Finance
Além disso, o Open Finance tem outra importante função: o fomento da concorrência no setor financeiro. Com mais instituições disputando a preferência do cliente, surgem ofertas mais vantajosas e inovadoras pelas instituições no mercado, o que favorece especialmente quem busca sair do vermelho, investir melhor ou acessar o melhor produto financeiro no melhor momento.
Seu consentimento é relevante
Importante destacar que o compartilhamento de suas informações é sempre opcional e realizado por meio de uma autorização específica (ou também chamada de consentimento), com prazo definido e pode ser revogado a qualquer momento. Assim, o controle está nas mãos do Cliente e não mais nas instituições autorizadas pelo BCB.

Conclusão
Para todos os clientes de produtos e serviços financeiros e, em especial, para aqueles que têm interesse em entender suas finanças pessoais, o Open Finance representa um passo importante rumo à autonomia financeira. Com o Open Finance vemos o modo como lidamos com o dinheiro mudar drasticamente e coloca o cliente no centro das decisões.
Referências:
Como levar seus dados de um banco para outro
Open Finance no Banco Central do Brasil
Resolução Conjunta nº 1, 4/05/2020
Resolução BCB n° 295, 23/2/2023
Veja também: Como Começar a Investir aos 35 Anos
Confira o nosso e-book gratuito “Educação Financeira Básica – Volume 1“: