Como Calcular o Preço-Teto e a Margem de Segurança de uma Ação?

Se você pretende investir em ações com foco em dividendos, saiba que existem dois parâmetros que podem ser úteis na análise de uma ação pagadora de dividendos: o preço-teto e a margem de segurança. Fique conosco até o final do texto, pois verificaremos como calcular o preço-teto e a margem de segurança de uma ação.                 

Boa leitura.

Preço-Teto de uma Ação 

O preço-teto de uma ação é o valor máximo que estamos dispostos a pagar por essa ação com base no dividendo anual projetado e o yield mínimo exigido. Logo, suponha que o dividendo anual projetado para uma ação é 2 reais e que o yield mínimo exigido pelo investidor é de 6%. Nessas condições, dividindo-se o dividendo anual projetado (2 reais) pelo yield mínimo exigido (6%) chegamos ao preço-teto de aproximadamente 33 reais para a ação. Para um dado valor de dividendo, quanto maior o yield exigido, menor será o preço-teto da ação.        

Margem de Segurança de uma Ação

A margem de segurança de uma ação é a diferença percentual entre a cotação e o preço-teto. Considere que uma ação está sendo cotada por 25 reais e que o seu preço-teto é de 33 reais, dado que o dividendo anual projetado para uma ação é 2 reais e que o yield mínimo exigido pelo investidor é de 6%. Assim, dividindo-se o preço-teto pela cotação e subtraindo 1 chegamos ao valor da margem de segurança, que no caso do exemplo é igual a 32%. Portanto, mesmo que o papel se valorize 32% no curto prazo, existe uma margem de segurança razoável para que o investidor possa garantir o yield mínimo exigido.       

Bons investimentos.

Referências

https://b3.com.br/pt_br/institucional

Leia também:

O Rei dos Dividendos – Luiz Barsi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × dois =