Como Aproveitar a Alta da taxa Selic?
Na reunião do dia 10 de dezembro de 2025, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (BCB) manteve a taxa Selic em 15% ao ano. Assim, completamos um semestre convivendo com esse patamar restritivo de juros. Por outro lado, sabemos que na economia tudo é relativo. Logo, a alta dos juros pode ser favorável para os investidores que podem aplicar na renda fixa. Cabe destacar que a taxa de juros do Brasil é a 4ª maior no grupo das 20 maiores economias do mundo (G20). Fique conosco até o final do texto e saiba como aproveitar a alta da taxa Selic.
Boa leitura.

O que é a taxa Selic?
A taxa Selic é a taxa básica de juros. Basicamente, ela serve de referência para as demais taxas de juros que são aplicadas em empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras de renda fixa. De forma sucinta, o aumento na Selic encarece o crédito e aumenta o endividamento das empresas e do governo federal.
Embora pareça contra intuitivo manter a taxa de juros acima de dois dígitos, isso faz total sentido do ponto de vista do controle da inflação. Quando há muito dinheiro em circulação, a tendência esperada é que os preços dos bens e serviços tenham uma alta. O principal instrumento do Banco Central para perseguir a meta de inflação é a taxa de juros.
Investimentos de renda fixa
Se por um lado, a alta dos juros tem um impacto negativo na oferta de crédito e no endividamento, por outro lado, os investidores com capacidade financeira para aplicar na renda fixa podem aproveitar a alta da taxa Selic. Por esse motivo, é fundamental ter boa organização financeira e conseguir investir todos os meses.
Através do Tesouro Selic, CDBs, LCIs, LCAs e até mesmo as caixinhas e/ou cofrinhos de diversas instituições financeiras com rendimento atrelado ao CDI, ou seja, é possível uma rentabilidade bruta por volta de 14,9% ao ano, valor este que é bem superior à inflação oficial (4,5% ao ano). Mesmo que a maioria dessas aplicações tenha incidência do imposto de renda, ainda assim faz total sentido considerá-las no seu portfólio de investimento.
Bons investimentos.
#BoraOrganizarSuaVidaFinanceira
Referências
Leia também:
Confira o nosso e-book gratuito “Educação Financeira Básica – Volume 1“:
Assista o nosso vídeo e conheça os principais investimentos de renda fixa: