Amortizar ou Investir?

Uma dúvida comum entre os brasileiros que financiam a casa própria é a seguinte: amortizar ou investir? Ou seja, se você tiver uma folga no orçamento e um financiamento imobiliário, o que é mais vantajoso: amortizar a dívida do financiamento e livrar-se dos juros mais rápido ou investir para construir patrimônio e ficar mais próximo da liberdade financeira? Confira o nosso texto até o final e adquira confiança para tomar essa importante decisão.  

Boa leitura.

1) Reserva de emergência

O primeiro ponto importante a ser considerado entre amortizar ou investir é o seguinte: reserva de emergência. Se você é CLT, então, deve possuir uma reserva equivalente a pelo menos 6 meses dos seus gastos mensais. Por outro lado, se você é MEI, então, mantenha uma reserva equivalente a no mínimo 12 meses dos seus custos mensais. Portanto, se você não tem uma reserva de emergência, então, não faz sentido nem amortizar e nem investir.

Reserva de emergência: o alicerce do nosso patrimônio

2) Financiar por 30 anos é muito tempo

Na minha opinião, 30 anos é muito tempo para você manter um financiamento. As prestações acabam se tornando um aluguel. Além disso, muitos imprevistos podem ocorrer, tais como, perda do emprego ou algum problema de saúde. Logo, amortizar é preciso. Embora investir também seja importante, precisamos considerar que a casa própria é o único bem que a maioria das famílias brasileiras possui. Nesse caso, amortizar é mais vantajoso do que investir.    

3) A disciplina dos investimentos

O terceiro e último ponto da nossa discussão é o seguinte: você terá disciplina, paciência e foco para investir todos os meses nos próximos 30 anos? Se sim, então, invista. Ao final da jornada você estará milionário e as prestações do financiamento não serão um peso. Se não, então, amortize. Nada melhor do que um sono tranquilo na sua casa quitada.  

Bons investimentos.

#BoraOrganizarSuaVidaFinanceira

Referências

Confira o nosso vídeo do YouTube sobre “Amortizar ou Investir? Não Cometa Esse Erro”

Leia também:

O guia de investimentos: aprenda a ganhar dinheiro investindo como os ricos – Robert Kiyosaki

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − seis =