A Resiliência do Investidor

A bolsa de valores não é um mar calmo, embora existam momentos de calmaria. Se engana quem acredita que a fórmula do sucesso é simplesmente comprar uma ação, sentar no sofá e deixar o tempo agir. A economia é dinâmica e o mercado financeiro também. O noticiário é um amontoado de dados, informações e opiniões. No entanto, quem opina, não necessariamente investe. Assim, no meio de toda essa bagunça e jogo de interesses, nós, investidores, precisamos nos situar e saber lidar com os solavancos do mercado. Como diz o ditado: “mar calmo nunca fez um bom marinheiro”. Fique conosco até o final deste post e confira as nossas ideias e reflexões sobre a resiliência do investidor. Se você ainda não vivenciou um bear market, saiba que é apenas uma questão de tempo.                        

Boa leitura.

A resiliência do investidor

O mercado financeiro nos ensina todos os dias. Entretanto, o aprendizado mais importante, na minha opinião, se refere à resiliência do investidor. Se você pretende ingressar na bolsa de valores, esteja ciente que o mercado de ações não é tão simples quanto parece, embora ele não seja tão complexo quanto se possa supor. Portanto, precisamos precisamos ter clareza do nosso alcance e das nossas limitações.

Por exemplo, você pode ter uma estratégia de investimentos muito bem definida, escolher ótimas empresas, pagar um excelente preço pelas ações, fazer aportes regularmente, receber bons dividendos e, ainda assim, vivenciar um período prolongado de baixa nas ações e observar comentários negativos em relação ao mercado e às empresas nas quais você investe. O mercado financeiro é movido por fatos, boatos, expectativas e narrativas.  

Investir em ações é mais do que um jogo de estratégia

Na minha opinião, investir em ações através da bolsa de valores é muito mais do que um jogo de estratégia. Ele é principalmente um jogo psicológico. Ninguém está competindo com você, embora o mercado possa estimulá-lo a competir com o Ibovespa. Assim, a sua tese de investimentos e a sua convicção serão colocadas à prova todos os dias, mesmo que você não precise reavaliar os seus investimentos todos os dias.

O mercado é formado por milhares de agentes: investidores, analistas, economistas, bancos, dentre outros. Cada um deles com o seu próprio interesse, viés e opinião. Portanto, por qual motivo outro investidor deveria concordar com a sua tese de investimentos? Não espere que o mercado esteja de acordo com você. Logo, é preciso ter resiliência e, acima de tudo, paciência. Já dizia Warren Buffett: “a bolsa de valores é um mecanismo que transfere dinheiro dos impacientes para os pacientes”. Cabe a você ser paciente ou impaciente. Ser resiliente ou não ser resiliente.               

Referências

https://b3.com.br/pt_br/institucional

Confira o nosso e-book gratuito “Educação Financeira Básica – Volume 1“:

https://www.dividendosfuturos.com.br/wp-content/uploads/2025/12/Educacao-Financeira-Basica_Volume1_1a-Edicao_2025.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =