Como Começar a Investir aos 35 Anos
Se você tem 35 anos e ainda não começou a investir, então, esse texto é exatamente para você. Casa própria, casamento, filhos, realização profissional, boa qualidade de vida, enfim, tudo isso é muito importante para o hoje e para o amanhã. Mas você já se perguntou se terá condições de desfrutar todas essas conquistas ao longo dos próximos 20 ou 30 anos? Saiba que os investimentos de hoje podem garantir a sua liberdade financeira no futuro. Portanto, fique conosco até o final do texto, pois iremos guiá-lo sobre como começar a investir aos 35 anos.
Boa leitura.
1) Entenda o seu perfil de risco
Se você ainda não começou a investir, então, é necessário identificar o seu perfil de risco. Nesse sentido, a ideia é avaliar se você está disposto a correr mais ou menos riscos. De todo modo, antes de começar a investir, você precisa ter uma reserva de emergência, ou seja, um montante equivalente a pelo menos 6 meses dos seus gastos mensais se você trabalha com carteira assinada ou 12 meses das suas despesas mensais, caso você trabalhe por conta própria. Não comece a investir sem ter uma reserva de emergência consolidada.
2) Compartilhe os seus objetivos com a sua família
Se você é casado ou possui um relacionamento estável, então, é importante compartilhar os seus objetivos com o seu parceiro e a sua família. Os investimentos são um meio para atingirmos um determinado objetivo. Por exemplo, fazer uma viagem para o exterior, adquirir uma casa própria, alcançar a liberdade financeira, dentre outros. Portanto, a ajuda do seu parceiro pode facilitar bastante esse processo, pois as decisões de consumo do dia a dia serão menos tumultuadas e farão mais sentido. Literalmente, a união faz a força.

3) Escolha os ativos mais adequados para os seus objetivos
Se você tem algum objetivo de curto prazo (menos de 12 meses), então, faz sentido investir uma parte do dinheiro na renda fixa em alguma aplicação com liquidez diária, por exemplo, o Tesouro Selic. Por outro lado, se você quer obter renda passiva para complementar a sua aposentadoria no futuro, então, vale a pena você investir uma parte do dinheiro em ações e/ou fundos imobiliários (FIIs) com o foco no recebimento de dividendos. A diversificação dos seus investimentos visa proteger o seu patrimônio, bem como atender os seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
4) Dê o primeiro passo, mesmo que seja com pouco dinheiro
É possível investir com menos de 100 reais. Portanto, o mercado financeiro é extremamente democrático. Você pode dar um primeiro passo, mesmo que seja com pouco dinheiro. Ao contrário do que se possa imaginar, não é preciso ter uma fortuna para iniciar no mundo dos investimentos. Por exemplo, se você investir 1000 reais todos os meses ao longo de 20 anos a uma taxa de juros de 12% ao ano, você se tornará praticamente um milionário. Isso é o poder dos juros compostos: pequenos valores se transformam em milhões com a ajuda do tempo.
Bons investimentos.
#BoraOrganizarSuaVidaFinanceira
Referências
Confira o nosso vídeo do YouTube sobre como começar a investir aos 35 anos e garantir a sua liberdade financeira
Leia também:
Dinheiro: os segredos de quem tem – Gustavo Cerbasi