A Diferença Entre a Renda Fixa, a Aposentadoria do INSS e as Ações 

A população brasileira está vivendo cada vez mais. Por outro lado, a previdência social, ano após ano, gasta mais do que arrecada. Assim, o governo federal precisa complementar a diferença, pois as despesas previdenciárias são obrigatórias. Nesse sentido, a nossa estrutura previdenciária mostra-se bastante frágil e insustentável no longo prazo. Não é à toa que muitas pessoas decidem fazer o seu próprio “pé de meia” através de investimentos diversos: imóveis, títulos do Tesouro Direto, ações, fundos imobiliários, dentre outros. Se você almeja investir para garantir o seu futuro financeiro, confira a diferença entre a renda fixa, a aposentadoria do INSS e as ações.           

Boa leitura.

Patrimônio e renda passiva

Primeiramente, precisamos ter clareza sobre a diferença entre patrimônio e renda passiva. Nem todo patrimônio gera renda passiva. Por exemplo, se você possui um imóvel residencial para fins de investimento. Se ele está vazio, então, embora seja um patrimônio, ele não gera renda passiva. Enquanto ele estiver vazio, ele gera somente despesas, tais como: condomínio, luz, água, IPTU, dentre outros. Embora o imóvel possa se valorizar ou desvalorizar estando vago ou não, a renda passiva só existirá quando houver inquilino. 

A diferença entre a renda fixa, a aposentadoria do INSS e as ações consiste naquilo que elas te possibilitam construir: patrimônio, renda passiva ou ambos. A renda fixa te possibilita construir somente patrimônio, enquanto que a aposentadoria do INSS permite construir somente renda passiva. Porém, o investimento em ações pagadoras de dividendos possibilita construir ambos: patrimônio e renda passiva. 

Patrimônio e renda passiva: como conseguir ambos?

Renda fixa, aposentadoria do INSS e ações

Por se tratar de uma modalidade de investimento na qual o investidor (credor) empresta o seu dinheiro para uma instituição (devedor), podemos afirmar que o rendimento da renda fixa se configura apenas como uma correção do valor aplicado através de juros. Logo, não há um fluxo de renda passiva que entra na conta do investidor. No decorrer ou no final do investimento há um resgate do valor que foi aplicado mais os juros. Quando você falecer, o seu patrimônio em renda fixa ficará para os seus herdeiros.  

De acordo com a nossa estrutura previdenciária, quem contribui hoje está financiando a aposentadoria daqueles que já estão aposentados e ao mesmo tempo está contribuindo com a sua própria aposentadoria, dado que está acumulando tempo de contribuição. Porém, ao iniciar a aposentadoria, você não pode resgatar o montante da contribuição de uma vez só. É como se a aposentadoria fosse uma dívida do governo com o contribuinte, mas que é paga em suaves prestações. Além disso, existe um teto para a aposentadoria. Quando você falecer, o montante das suas contribuições não ficará para os seus herdeiros.

No caso das ações pagadoras de dividendos, você é um acionista de uma empresa. Logo, você possui o direito de usufruir de uma parcela dos lucros da empresa, conforme a sua política de remuneração dos acionistas. Se a empresa cresce e se torna mais lucrativa, então, é provável que, no longo prazo, as ações se valorizem e os dividendos aumentem gradualmente. Não há teto para o recebimento de dividendos, pois quanto maior o número de ações, maior será o montante recebido. Quando você falecer, o seu patrimônio acionário e a renda passiva proveniente desse patrimônio ficarão para os seus herdeiros.      

Bons investimentos.

Referências

https://b3.com.br/pt_br/institucional

Confira o nosso e-book gratuito “Educação Financeira Básica – Volume 1“:

https://www.dividendosfuturos.com.br/wp-content/uploads/2025/12/Educacao-Financeira-Basica_Volume1_1a-Edicao_2025.pdf

2 comentários

    • Léo, muito obrigado pelo comentário. Fico muito feliz em saber que você está gostando dos textos e que eles estão contribuindo para ampliar os seus conhecimentos sobre economia e finanças. Se você tiver alguma sugestão de tema para que eu possa pesquisar e escrever, por gentileza, compartilhe comigo. Abraço, Caio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − quatro =