O Desafio de Fechar o Mês Com o Salário
No dia 20 de agosto de 2025, a Serasa divulgou os resultados de uma pesquisa bastante interessante a respeito do desafio dos trabalhadores brasileiros de fechar o mês com o salário. De acordo com a Serasa, a pesquisa foi realizada entre os meses de maio e junho de 2025. Nesse sentido, “foram coletadas 1.029 entrevistas com funcionários de empresas públicas e de empresas privadas nos regimes CLT e/ou PJ. O perfil da amostra se divide entre homens e mulheres (50% cada) e contempla todas as regiões do Brasil. A representatividade etária dos respondentes mostra que eles têm, em média, 41 anos, mas foram contempladas pessoas com idades entre 22 e 60 anos”. Confira o nosso texto e saiba mais a respeito do desafio dos trabalhadores brasileiros de fechar o mês com o salário.
Boa leitura.
O desafio de fechar o mês com o salário
Metade dos trabalhadores brasileiros com carteira assinada (CLT) ou que atuam como Pessoa Jurídica (PJ) não conseguem fechar o mês com o salário na conta. Isso é o que constatou a Pesquisa de Saúde Financeira e Bem-Estar do Trabalhador Brasileiro 2025, realizada pela Serasa. Ou seja, para metade dos trabalhadores brasileiros CLT ou PJ é um grande desafio fechar o mês com o salário na conta.
Supondo que o salário seja insuficiente para fechar o mês, então, torna-se necessário complementar a renda. Assim, segundo a pesquisa, “dentre os entrevistados que não possuem salário suficiente para chegar ao fim do mês, 49% utilizam fontes de renda extra para fechar as contas e não ficar no vermelho”.

Nesse grupo de trabalhadores que utilizam alguma fonte de renda extra para fechar o mês, “a maior parte recorre ao uso de linhas de crédito, como cartão, cheque especial e empréstimo ou utiliza renda familiar”. Por outro lado, existem também aqueles trabalhadores que procuram complementar a renda através de trabalhos como freelancer.
Na minha opinião, o grande problema em recorrer ao cartão de crédito, cheque especial ou empréstimo é o potencial efeito bola de neve negativo que isso pode gerar nas finanças do trabalhador e da sua família. Dado que ele já não possui renda suficiente para fechar o mês, então, o aumento no endividamento e a possível condição de inadimplência tornam-se iminentes. Portanto, eliminar os gastos supérfluos e as extravagâncias, bem como trabalhar como freelancer podem ser duas estratégias interessantes para fechar o mês sem recorrer ao capital de terceiros.
Bons investimentos.
Referências
Confira o nosso e-book gratuito “Educação Financeira Básica – Volume 1“: