Mapa da Inadimplência no Brasil 

O Brasil vive um grave problema econômico e social: o aumento da inadimplência. Embora tenhamos um baixo nível de desemprego e uma economia aquecida, não podemos nos esquecer que a taxa básica de juros e a inflação estão situadas em patamares bastante elevados. Nesse sentido, a combinação desses fatores têm contribuído para o aumento gradual do número de brasileiros endividados. Logo, o incremento na renda dos brasileiros não se traduz necessariamente em uma melhor qualidade de vida, pois uma parte dessa renda é corroída pela inflação e outra parte é canalizada para as dívidas. Neste post apresentaremos alguns dos principais resultados da pesquisa mensal Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas realizada pela Serasa, referente ao mês de junho de 2025.     

Boa leitura.

Número de inadimplentes no Brasil

De acordo com a Serasa, o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas é um levantamento mensal que apresenta o cenário de endividamento no Brasil e a renegociação de dívidas e ofertas disponíveis no Serasa Limpa Nome. Um ponto interessante dessa pesquisa é que ela apresenta os dados sobre endividamento por faixa etária, região geográfica, dentre outras categorias. Portanto, é possível obter uma visão mais detalhada sobre o perfil dos brasileiros endividados.

Número de brasileiros inadimplentes desde 2023. Fonte: Serasa.

O número de inadimplentes no Brasil em junho de 2025 alcançou o maior nível dos últimos três anos: 77,8 milhões. Isso representa um aumento de: i) 1% em comparação ao mês de maio de 2025; ii) 7,3% em comparação ao mês de junho de 2024; e, iii) 8,8% em relação ao mês de junho de 2023. Conforme o gráfico apresentado anteriormente, desde o início de 2023 há uma nítida tendência de alta no número de inadimplentes. Em dois anos (junho/23 vs. junho/25), o número de inadimplentes aumentou em 6,3 milhões. 

Principais dívidas por segmento

As principais dívidas por segmento, de acordo com os dados de junho de 2025, são as seguintes: bancos/cartão de crédito (27,5%); contas básicas, tais como, água, luz e gás (20,7%); financeiras (19,4%) e serviços (11,8%). Os demais 20,6% representam outros tipos de dívidas. Portanto, as dívidas com bancos e cartões de crédito são um dos maiores obstáculos à prosperidade dos brasileiros. 

Principais dívidas por segmento em junho de 2025. Fonte: Serasa.

Assim, o simples fato de manter as contas em dia e não ter dívidas no cartão de crédito pode ser considerada uma grande conquista pessoal. Gastar menos do que se ganha e investir a diferença é praticamente um sonho para muitos brasileiros. Um verdadeiro luxo que poucos podem usufruir. Logo, a necessidade de nos educarmos financeiramente é urgente. O Brasil não pode sair do mapa da fome e ir direto para o mapa da inadimplência.  

Referências

https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/blog/mapa-da-inadimplencia-e-renogociacao-de-dividas-no-brasil

Confira o nosso e-book gratuito “Educação Financeira Básica – Volume 1“:

https://www.dividendosfuturos.com.br/wp-content/uploads/2025/12/Educacao-Financeira-Basica_Volume1_1a-Edicao_2025.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 7 =